Apresentação

Nosso treinamento tem por objetivo ensinar os conceitos básicos de bancos de dados e a utilização da linguagem SQL (Structured Query Language) para manipulação de dados e estruturas relacionais.

Por ser baseado no ensino teórico de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Relacionais (SGBDR), tentamos sempre que possível ser agnósticos sobre a tecnologia do SGBDR envolvido. Desta maneira, buscamos à medida do conhecimento da necessidade dos clientes, exemplificar as utilizações com base na tecnologia utilizada pelo cliente. Outro ponto fundamental é que buscamos apresentar e utilizar ferramentas OpenSource.

Público-alvo

  • Pessoal técnico de Instituições Empresariais e Comerciais da região que desenvolvem atividades na área de informática;
  • Acadêmicos de Computação e áreas afins;
  • Profissionais da área de Informática ou correlata;
  • Interessados na área de tecnologia em geral, com grande interesse na área de banco de dados;
  • Gestores de negócio que necessitam ter conhecimentos de banco de dados Oracle para que possam melhor definir/decidir as suas necessidades na área de sistemas.

Programação

Tópico 1 - Introdução aos banco de dados relacionais

Aqui aprenderemos o que é um Banco de Dados, alguns diferentes termos da área e veremos algumas possíveis aplicações de Banco de Dados no mercado. Além disso, também veremos o que é um Banco de Dados Relacional, e quais elementos compõem sua estrutura. E finalmente daremos uma rápida introdução à linguagem SQL.

Tópico 2 - Arquitetura cliente-servidor e preparação de ambiente.

Vamos entender um pouco sobre a arquitetura cliente-servidor e porque ela é importante no contexto de banco de dados. Também teremos um pouco de prática através da preparação do ambiente de trabalho e a importação de um Banco de Dados.

Tópico 3 - Efetuando consultas e manipulando estrutura com SQL

Começaremos a explorar alguns comandos SQL de consultas à dados e alguns operadores básicos utilizados para filtrar os dados retornados por estas consultas. Também veremos como criar, alterar e excluir Banco de Dados, Tabelas e Colunas.

Tópico 4 - Manipulação de dados e criação de índices

Nesta aula vamos aprender como trabalhar com dados em si, seja inserindo, excluindo ou alterando os dados contidos nas tabelas. Além disso teremos uma breve explicação sobre os índices e sua importância nos Bancos de Dados.

Tópico 5 - Projetando bancos de dados relacionais

Saber criar tabelas físicas é um processo técnico muito importante, porém apenas saber criar fisicamente a tabelas no banco de dados não é o bastante para a construção de um sistema robusto. Para que possamos ser capazes de criar tais sistemas, precisamos também saber quando e porque criamos tabelas e como elas se relacionam. Nesta aula aprenderemos um conceito muito importante no mundo de Banco de Dados: A modelagem de dados, relacionamentos e cardinalidades.

Tópico 6 - Um exemplo de modelagem

Nesta aula veremos os conceitos da aula anterior aplicados na construção de um modelo fictício. Como se dá a dinâmica da construção de um modelo de banco de dados seguindo as fases de criação de um projeto de banco de dados. Desta forma poderemos exercitá-los e entender melhor como tudo se relaciona.

Tópico 7 - Tabelas relacionadas, union e operações aritméticas

Veremos como efetuar diferentes consultas a dados relacionados em diferentes tabelas. Para isso estudaremos os comandos "INNER JOIN", “LEFT JOIN” e “RIGHT JOIN”.

Tópico 8 - Usando funções, agrupamentos e sub-consultas

As funções funcionam de forma parecida à funções matemáticas. Elas podem receber parâmetros de entrada, efetuam algum processamento e devolvem algum valor. Nesta aula falaremos sobre o uso de funções e também veremos o que são sub-consultas e como utilizá-las.

Tópico 9 - Usando view's e introdução à Teoria da Normalização

Ao invés de ter que ficar eventualmente reescrevendo consultas complexas, podemos usar um recurso chamado de “View”, ou Visão. Nesta aula aprenderemos a criá-las e utilizá-las. Também aprenderemos a modelar nosso Banco de Dados de forma a evitar a redundância de dados, para isso veremos a Teoria da Normalização.

Tópico 10 - Introdução a recursos avançados

Aqui aprenderemos como fazer um conjunto de comandos serem executados como se fossem apenas um, ou serem cancelados também em conjunto. Também teremos uma breve introdução sobre como criar nossas próprias funções e procedimentos armazenados. Seguindo o uso de funções aprenderemos também como criar funções especiais que são executadas baseadas em eventos de tabelas, neste caso as Triggers.

Ministrante

Wesley Seidel

Carga-horária

O curso tem a duração de 21 horas.

Datas

Turma 01 - Vagas esgotadas

  • 09/outubro de 2018 - 19h às 22h;
  • 11/outubro de 2018 - 19h às 22h;
  • 16/outubro de 2018 - 19h às 22h;
  • 18/outubro de 2018 - 19h às 22h;
  • 23/outubro de 2018 - 19h às 22h;
  • 25/outubro de 2018 - 19h às 22h;
  • 30/outubro de 2018 - 19h às 22h;

Turma 02

  • 20/outubro de 2018 - 09h às 17h;
  • 27/outubro de 2018 - 09h às 17h;
  • 03/novembro de 2018 - 09h às 17h;

Investimento

O valor individual é de R$ 520,00 (à vista ou parcelado em até 2x no cartão de crédito, sem juros. Ou até 12x no cartão de crédito com juros).

Certificado de participação

Conferido pela Plugue Insights, com o nome do participante, do curso e a carga horária.

Localização

Plugue Insights - Av. Alcindo Cacela, n° 1133, entre Rua João Balbi e Rua Boaventura da Silva - Belém/PA.

Wesley Seidel

Wesley Seidel é fundador da InteliDados, empresa especialista em manipulação, tratamento e analise de dados. E sócio-fundador da LanguageTasks, start-up focada em soluções de Processamento de Linguagem Natural.

Quero receber a programação de cursos por e-mail.

QUERO ME CADASTRAR AGORA